quinta-feira, 10 de março de 2011

Gênesis 29.1-30: Vontade do homem e Vontade de Deus

A história desta semana, contada em Gênesis 29, versos 1 a 30 é a história do casamento de Jacó, filho de Isaque e Rebeca. Jacó foi enviado para Harã para encontra dentre os parentes alguém com quem construir a vida.
Num ato de pura providência, Jacó aquieta-se próximo de um poço protegido por uma pedra. Nas proximidades estavam alguns pastores com seus rebanhos ajuntados, recolhidos, e isto num horário pouco comum. Aqueles pastores, vindos da região de Harã não só conheciam a Labão, irmão de sua mãe, como lhe apresentaram sua filha, Raquel, de impressionante beleza física.
Jacó, com força quase sobre-humana, como naqueles episódios em que uma frágil mãe encara um jacaré para salvar os filhos, ou um homem arrasta um carro com as próprias mãos para livrar-se daquilo que o impede de socorrer sua amada esposa, ele retira a pedra de cima do poço e dá de beber à Raquel e aos rebanhos de Labão, a quem Raquel apascentava, por ser pastora. Este encontro providencial é mui semelhantes ao encontro registrado em Gênesis 24.11-33.
Labão é informado pela filha da façanha e convida Jacó a ter com ele. Labão o recebe por um mês como visita, mas no lugar de lhe oferecer uma lugar na família, lhe oferece um emprego. Labão não trata dignamente seu parente, antes o trata como um mero trabalhador.
Um acordo é selado entre os dois e Jacó pede a mão de Raquel em casamento após cumprir penosos 7 anos de serviço. Seu amor e encanto por Raquel era tamanho que o registro bíblico deixa claro que sua paixão ardente consumiu aqueles 7 anos como se não foram...
Mas Labão não houvera deixado claro os limites do acordo nem os costume locais, e bom bases nesses justifica seu engôdo: Lia é quem fora conduzida à câmara de núpcias no lugar de Raquel. Lia era a irmã mais velha de Raquel, a quem faltava beleza física, por ter os olhos "baços". Impossível, pelo menos para mim, determinar do que significava ter "olhos fracos": eram vesgos? Tinha remela? Eram simplesmente feios, caídos? Não se sabe. O que se sabe é que tanto Labão quanto Jacó claramente escolheram Raquel e rejeitaram Lia.
Enquanto o engano se concretiza, a providência se delineia e sela. O tema providência cresce e continua a acompanhar a história bíblica nos próximos capítulos. O casamento acontece, mas quem se casa é Lia!
Um dado a se reparar é que Raquel, a bela, era estéril; enquanto Lia, a rejeitada, fértil. Labão tratou as filhas em conformidade com seus nomes: como mercadorias, animais para se negociar (Raquel significa ovelha e Lia significa vaca selvagem, ao que tudo indica). O resultado inusitado revelava as linhas da providência desenhando um figura mais ampla e revelando as escolhas divinas em contraste com as escolhas humanas.
Deus usaria a filha e esposa desprezada para trazer ao mundo os pais das tribos da linhagem sacerdotal e messiânica. Levi e Judá, pais destas linhagens, são filhos de Lia! Enquanto Jacó escolhia Raquel, Deus escolheu que Lia seria o instrumento para concretização de seus planos redentores, e ainda mais: que Jesus viria da linhagem dela, por meio de Judá!
Estas breves reflexões no texto bíblico renderam as seguintes lições:
A nossa escolha nem sempre reflete a escolha de Deus. Jacó esqueceu-se de consultar a vontade de Deus para sua vida, como muitas vezes também o fazemos...
Deus age providencialmente, levando à cabo seu plano redentor. As nossas escolhas, más ou boas, não determinam a frustração dos planos de Deus. Na verdade, tal como foi com Satanás e suas patéticas tentativas de frustração do plano divino encaminhado Jesus à cruz, acabaram por cumprir o intento Eterno. Deus sempre vence, e o faz maravilhosamente por sua soberana providência.
Deus atenta ao desprezado. Nossos sentimentos de compaixão vem de Deus. muitos pensam que o inverso seja verdadeiro, e que Deus se comova conosco. Na verdade, nossa comoção é um reflexo do cuidado geral que Deus tem para com os desamparados. Este cuidado, embora não seja redentivo muitas vezes, é real e exige de nós mais amparo com aqueles desvalidos com quem Deus se preocupa também!
Semana que vem tem mais... abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário