quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nova série de postagens


Por mais que os tempos clamem por assuntos políticos, aqui resistiremos bravamente contra esta tendência, uma vez que já temos tido bastante orientação deste tipo de vários canais, inclusive em nossas reuniões.
Aqui, como sugerido, vamos abordar outra questão, que se não é tão urgente quanto, é mais: músicas evangélicas e suas letras.
Sei que o assunto é polêmico, e como bem dissemos: por isso é importante! Continuará a ser polêmico se não tratarmos de maneira séria e bem fundamentada. A menos que saibamos o que a Palavra de Deus tem a dizer, como nos posicionaremos frente aos assuntos polêmicos? Ele não sumirão ou se resolverão se não os enfrentarmos...
Para nos preparar para tratar destes assuntos, compartilho uma pérola que um amigo me mandou. Está traduzida do inglês e é bem interessante. Acompanham meus comentários. Uma adaptação final será preciso para acomodar-se à realidade brasileira. Segue abaixo:
"Os Solas da igreja Moderna"

1. Sola Cultura A Cultura define a pregação bíblica. Os púlpitos se tornaram reféns da platéia. A voz profética calou-se para coçar os ouvidos secularizados dos ouvintes. O evangelho é domesticado para atender às expectativas culturais do povo.

2. Sola SuccessaSucesso numérico sempre determina a verdade e o contentamento. O sucesso não é medido pela nível de pureza e fidelidade Às EScrituras, mas pela quantidade de cabeças presentes a uma reunião, ou pela quantidade de nomes escritos numa lista de colaboradores financeiros. Sucesso se torna o alvo da Igreja, e não alcançar vidas com o poder transformador do evangelho.

3. Sola EntertainaRir é o melhor remédio. A doutrina precisa sair. Entretenimento é o que define a igreja, em sua missão e ação. Entretenimento passa a ser o alvo e a proposta da Igreja. Se foi bom, divertido e me senti bem, diz o participante, então a Igreja é boa! Alegria, Alegria, grita o pregador, não mais fé e arrependimento.

4. Sola MeoVenha ao encontro das minhas necessidades. Como um moto modernos, necessidades supridas é o clamor das gentes, e a Igreja moderna busca atendê-las. O "eu" é exaltado, é a preocupação principal e primeira da Igreja. A possibilidade de ofensa ao "ego" (eu em grego) inspira cuidados. A religião é centrada no homem e em suas necessidades sentidas, e não exatamente as reais.

5. Sola EmotionalaEmocionante, amigos e amigas! Sensacionalismos e emocionalismos desmedidos são proclamados como espiritualidade profunda. Pregações chorosas e com voz embargada, de conteúdo raso e que apela tão somente às emoções. Não é um apelo à emoção que decorre da descoberta de verdades que enchem a alma, mas produzida por frases de efeitos e fundos musicais melódicos que conduzem ao choro e expressões românticas sem efeito durarouro.

6. Sola StupidaPensar não é permitido. Sem credos/Confissões, liturgias, doutrina, hinos ou referencial histórico qualquer. Qualquer expressão de ordem é entendida com falta de espiritualidade. o moto é: a letra mata e o espírito vivifica. Significados e estudos profundos nas Escrituras Sagradas são repudiados e qualquer indicação de liturgia é entendida como engessar da ação do Espírito, como se tal fosse possível. A falta de conhecimento é exaltada como liberdade e a ignorância como expressão de leveza e tranquilidade. Não conhecer e continuar sem conhecer não causa incômodo, pelo contrário, é bem vista e até desejável.

7. Sola Apostola--O apóstolo é o cara! No final, a glória fica nos bolsos humanos. Um homem é considerado como "o cara", isto é, como a pessoa mais isto ou aquilo. Homens são admirados e honrados, mas da maneira errada. Não como servos fiéis a Deus, mas como deuses menores que controlam as benesses do Deus dos céus. O pastor (ou equivalente) é visto como o fim e o líder maior da Igreja. Seus erros não são criticados e sua postura está sempre certa, seja qual for.

Queridos, estas linhas acima em alguma medida definem nosso tempo. As músicas que vamos estudar aqui são de alguma forma reflexo disso. Cremos que a música na Igreja não é um problema, mas evidencia este!
Busquemos fidelidade à Palavra de Deus, segundo a qual todos nós um dia seremos julgados!

Um comentário:

  1. Otimo texto, triste realidade... busquemos ser fieis e diligentes a Palavra do Senhor em todas as coisas!

    ResponderExcluir