quarta-feira, 19 de maio de 2010

O mundo de hoje: Como palhoça na vinha!


As notícias divulgam a situação, e a coisa não está nada boa! Os fatos são chocantes, mas ninguém se choca!?! As cenas são cada vez mais indecentes, as palavras cada vez mais imorais e os atos cada vez mais insanos... mas ninguém reage, ninguém muda de canal, muda de assunto... muda de vida!

Há algumas semanas veio a notícia: mulher é assaltada diante de policiais dentro de uma delegacia! A explicação do chefe do posto policial local: "Acredito que os ladrões era de cidades vizinhas e, por isso, não sabiam que neste prédio funcionava um posto policial". Irônico ou lacônico? Como assim? O fato de não saber que lá haviam policiais não transformou a realidade de ser um posto policial, cheio de policiais... Mas advinha: ninguém fez nada! E pergunta reflexiva da mulher ainda ecoa: "A quem se queixar? Se agora até dentro da delegacia não estamos seguros e se pode ser assaltado? Reclamo para o bispo?" Interessante que um personagem do imaginário religioso brasileiro fosse levantado, não?!?!?

A partir desta notícia, note que haviam várias outras de cunho semelhante, e que as maldades criminosas vem sendo praticadas em plena luz diurna e ninguém reage, ajuda ou reclama...nada, simplesmente nada! Ficamos apáticos e assim permaneceremos!

Esta semana foi a vez de uma loja de jóias dentro de um shopping. Sem vergonha, mas com capuz (meias finas no rosto, na verdade) em 3 minutos ladrões entraram no shopping, assaltaram e joalheria e saíram. Advinha? Acertou! Nada, ninguém fez nada! Foi tão rápido como qualquer ida ao shopping: entrar, pegar, sair...
Ficamos com a impressão do caos, da anarquia. Ninguém gosta da sensação de desproteção que isto gera, mas este é juntamente o resultado da pretensa liberdade que o homem vem buscando: cada um faz o que quer, do jeito que quer e ninguém tem nada que ver com isso!

Estas e outras situações me lembram um trecho da profecia de Isaías. Não... não é isso! Se você pensou que Isaías previu estas coisas, não era isso que queria dizer! Antes, digo que Isaías viveu situação semelhante à nossa e registou o entendimento que Deus deu a ele da situação e de Sua ação Divina sobre a vida. Me refiro ao capítulo primeiro de seu livro: Isaías 1.7-8. Atente para estas palavras:

"A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos. A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada".

A choça ou palhoça era uma estrutura rudimentar para proteção contra o sol ou contra o sereno noturno. Era uma cabaninha feita de qualquer coisa mais próxima e era absolutamente descartável, de modo que, quando terminava o trabalho, ninguém se dava ao luxo de retornar à palhoça para desmontá-la. Ela ficava lá, abandonada, caindo, jogada... longe.

Era assim que Isaías, o profeta, via a situação de seu povo e nação: estamos como que escanteados. Inimigos comem nosso alimento na nossa frente, do nosso prato, e nem sequer reagimos - se indignava ele!

Assim nossos tempos me parecem! E ninguém nada faz...

Nem tudo é só desesperança. Note o verso subsequente:

"Se o Senhor dos Exercitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornada como Sodoma e semelhantes a Gomorra".

A Igreja de Cristo é a sobrevivente... não é?

Alguma voz deveria realmente alçar-se e dizer: ABSURDO! Mas nem isso temos ouvido. Temos ouvido brados de uma vitória que não vence o mundo, e que defende uma fé na fé (1 Jo 5.4). E por mais que isso também faça parte do pacote de absurdos do nosso tempo, ainda há quem queira VIVER neste mundo, sem o menor anseio do porvir! Viver aqui é viver conforme... Mas o texto bíblico é claro: O Senhor nos deixou alguns SOBREVIVENTES!

Esta semana me perguntaram: "E aí, está pronto para ir para a glória?" Mas antes que eu pudesse responder o interlocutor completou: "Mas vamos pedir para que demore um pouco, não..." Quando vi já tinha respondido: "Claro que não! Só se for agora! Que não demore: Maranata! Vem Senhor Jesus..." Como podemos pensar na glória que nos foi proposta em Cristo e ainda assim dizermos: "Não, espere! Aqui está bom e gostoso, quero ficar mais um pouquinho..."(?!?!!?!?!?)
Nada disso! Vem sem demora, oh Senhor! Vem buscar teu povo que por ti anseia! Nenhuma felicidade desta terra é comparável ao porvir... Mas como

1) Não temos certeza de nossa salvação;

2) Não somos bons servos da aliança, e portanto, não temos visto sinais de salvação nos nosso queridos (filhos, amigos e irmãos);

3) Não temos conhecido a glória revelada na Palavra e nos é proposta na Cruz;

4) Não temos o menor interesse nas coisas celestes, mas no prazer transitório e peculiar deste século;

5) Não achamos nada prático aspirar o céu e a companhia de Jesus;

6) Pensamos no céu como algo um pouco melhor que um belo hotel paradisíaco;

De fato, não há mesmo muitas outras formas de expressar nossa frágil fé senão nos conformarmos com este século! Estamos como choça na vinha, como palhoça no pepinal... o que mais nos espera!??

6 comentários:

  1. Vemos cada dia mais a graça comum ser tirada deste mundo e, os homens têm se mostrado o quão maus podem ser. A esperança da glória é o que mantém firmes alguns dos sobreviventes, a apenas aqueles que estão na Rocha, não basta fé na fé (1Jo 5:5). Triste é ver os que têm falsas esperanças que sustentam suas "forças" em mentiras e coisas que nunca virão. Em coro com o sr., clamo, Maranata! Vem Senhor!
    Abraços esperançosos mesmo em meio ao caos deste mundo

    ResponderExcluir
  2. Pois é...os dias são maus e situações que anteriormente só viamos pela TV agora acontecem com nossos amigos, parentes e até conosco. Entretanto devemos ser pacientes na tribulação e perseverar na oração (Rm 12:12). Essa sim é uma das evidências de SABER O QUE É VIVER num mundo tão conturbado.

    ResponderExcluir
  3. Sem. Jair Quirino disse:
    Confesso que, às vezes, também me sinto como que vivendo numa cidade sitiada; cercada de perigos por todos os lados. No entanto, concordo, em todas as letras, que nossa sobrevivência é mantida por Aquele que nunca nos abandona, e faz com que nossos caminhos sejam endireitados, conforme o Salmo 5.8: “Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;...” Creio ser por esta razão que a Igreja de Cristo sobrevive em meio a este caos que abarca em si imoralidade, violência, desrespeito, desamor, indiferença. Só sob a perfeita e justa orientação de Deus, sua Igreja na terra será conduzida para que não se limite a este estado de “choça na vinha”, uma solitária “palhoça no pepinal

    ResponderExcluir
  4. Ficamos chocados com tais coisas, mas temos apreendido que estamos vivendo os últimos dias. Nesse episódio, vale lembrar que enquanto vivermos aqui na terra, na delegacia seria um lugar em que as pessoas buscariam "proteção" "ajuda", portanto nós cristãos devemos lembrar que nossa esperança de qualquer coisa deve estar em Cristo somente.Hoje, também digo com toda a certeza, mesmo com tantos sonhos a realizar aqui na terra, estou preparado para ir reinar com Cristo, pois eu sei que com Ele, não mais verei todos esses episódios que fazem parte do Princípio da Dores, isto é, não ficarei mais triste por nada, pois com Jesus minha alegria será plena. Enquanto isso não acontece posso meditar nas Palavras de Deus que me dá consolo e esse versículo do Salmo 84.1, pra mim é outra preciosidade que diz assim: Porque o Senhor Deus é sol e escudo; O SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca estive tão ansioso pelo fim disso tudo, quando fico sabendo de coisas como essas, o que não é nada diante do que já vimos em termos de violência, me aguça ainda mais o desejo de estar com o meu Senhor, sei que Ele nos guarda e protege, mas eu nem me preocupo comigo, mas com minhas filhas e pais, irmão idosos que não tem como se defender, o diabo não escolhe idade, ele quer nos destruir a todos. Oremos pra que Deus nos proteja e a nossa família e que nosso encontro com Ele seja breve...amém.

    ResponderExcluir
  6. Cada dia que se passa posso ver e vivenciar que estamos vivendo sim como nos últimos dias, e as vezes me sinto mesmo como palhoça no pepinos, mas oque ainda me fortalece é saber que a vinda do meu senhor está perto, maranata ora vem senhor Jesus, está em Cristo nos da a certeza que ele vai nos tirar dessa solidão que tenta acabar com nossa fé em Deus...

    ResponderExcluir